O QUE É TWITTER?

sexta-feira, 20 de março de 2009


Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado. Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como compartilhamento de arquivos que era oferecido pelo Pownce.


A grande novidade do Twitter é o ritmo. Por algum motivo inexplicável, as pessoas não param de trocar mensagens. O site do Twitter tem uma pergunta básica – “O que você está fazendo? – e todo mundo responde, várias vezes ao dia: contam que estão almoçando, dizem que o ônibus quebrou, avisam ter visto uma celebridade. Como é possível postar do celular, os twitteiros não descansam na narração do trivial. É um fluxo continuo de minudências que os americanos chamam de “intimidade ambiental”. A comunicação é rápida e contínua, uma pequena e organizada gritaria digital. Visto de fora parece histérico, mas para os envolvidos soa natural. E é um sucesso.


O twitter cresce de forma explosiva. Segundo dados da consultoria americana Compet, especializada em estatísticas para Internet, o numero de usuários saltou de 600 mil para 6 milhões em um ano. É a rede social que mais cresce nos Estados Unidos, por várias razões. Durante as eleições americanas, tanto Obama, quanto John McCanin mantiveram seus perfis no Twitter sempre atualizados. Obama ainda é a pessoa mais seguida. Só perde para a rede de noticias CNN. No fim de novembro durante os ataques terroristas em Mumbaia na Índia, o Twitter se destacou na mídia. Vários twitteiros transmitiram informações e fotos da cidade, mostrando os danos do ataque que matou 170 pessoas e feriu mais de 300. Essa facilidade de informar com rapidez é um dos atrativos do serviço. Já são vários dos casos de noticias que surgiram do Twitter antes de chegar ao rádio e à televisão. Em janeiro, quando um avião fez um pouso forçado no meio do Rio Hudson, em Nova York, a primeira noticia saiu no Twitter. “A um avião no Hudson. Estou numa balsa que está indo resgatar as pessoas. Louco.” Do barco, o mesmo usuário mandou a foto do avião pousando na água.


A duas semanas, médicos do hospital Henry Ford, em Detroit, nos Estados Unidos, narrarão pelo Twitter o passo a passo de uma complicada cirurgia para extração de um tumor maligno do rim. E há as celebridades. O jogador de basquete Shaquille O’ Neal posta mensagens o tempo todo. Britney Spears tem milhares de seguidores. O Dalai-Lama pode ser lido no Twitter e o brasileiro Paulo Coelho também. Dias atrás, a atriz Demi Moore reclamou do seu vizinho barulhento no Twitter. Ao seguir no Twitter essas pessoas famosas, as pessoas normais sentem fazer parte da vida e do cotidiano delas. Há certa magia nisso.


O Twitter foi concebido pelo programador americano Jack Dorsey há 17 anos. Ele desenvolvia programas para rastrear motoristas de táxi e percebeu que a mesma tecnologia poderia ter outros usos. Mas foi preciso que se juntasse a Biz Stone e Evan Williams (este último, também fundador do site Blogger) para que a idéia ganhasse forma. O serviço foi lançado em 2006 porque havia dinheiro e uma tecnologia madura, fundamentada na mobilidade dos celulares e na concisão de suas mensagens. Foi uma espécie de acidente o fato de o Twistter se tornar mais usado na Internet que nos telefones móveis. Mas agora as pessoas começam a criar novas funções para o serviço, aproveitando sua simplicidade e mobilidade. O Twitter está virando uma espécie de “o que eu estou pensando”e “o que eu estou vendo”. Transforma-se, gradualmente, em um painel global de percepções instantâneas, um mar de insights de variadas procedências e profundidades, em todos os idiomas. A narrativa do cotidiano, o diário on-line, a radio pessoal que transmite flashes a cada momento continuam, porém, como a característica mais visível do serviço, senão a mais importante
Fontes: Site Wikipédia, Revista Época.

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