NOTAS...NOTAS...NOTAS...NOTAS...

sábado, 14 de março de 2009

Carlos Escóssia

JOÃO NEWTON
Na ultima quinta-feira o casal João Newton da Escóssia e Iracy Santos da Escóssia, comemoraram 60 anos de casados. É um fato histórico para a família, pois poucos casais conseguem essa façanha. Eu, que o diga!
Dandão, como é chamado pelos íntimos e dona Iracy, nestes 60 anos de convivência, construíram muitas amizades, além de 9 filhos, 30 netos e 12 bisnetos.
Na comemoração em família estiveram presentes: senadora Rosalba Ciarlini, ex-deputado Carlos Augusto Rosado, deputada federal Sandra Rosado, ex-deputado Layre Rosado, vice-prefeita de Mossoró Ruth Ciarlini e a vereadora Isabel Montenegro.

PROFESSORA AMÉRICA
Na última sexta-feira, a professora América Fernandes Rosado Maia, tomou posse na Academia de Letras. A professora América, ocupou a cadeira n° 38, que tem como patrono Luiz Antonio e anteriormente ocupada pelos acadêmicos José Tavares e Jerônimo Vingt-Rosado Maia. A nova imortal foi saudada pela escritora e acadêmica Ana Maria Cascudo Barreto. A posse da imortal América Fernandes Rosado Maia foi realizada no Auditório Jornalista Dorian Jorge Freire, localizado na Estação das Artes Eliseu Ventania.

CARLOS O QUE?
Não sou Carlos Saboya, nem Carlos Pinto, nem Carlos Chaves, nem Carlos Fernandes, nem Carlos Alves, nem Carlos Silveira... Sou Carlos Escóssia. Hoje, só hoje, a coluna dominical NOTAS...NOTAS...NOTAS..., pousou de cronista social, mais foi por uma causa nobre, pois as personagens são meus genitores e a professora América Rosado, por quem tenho um carinho especial e uma grande admiração pela mulher que é, que foi e que sempre será.

PALHAÇADA MUNICIPAL
O amigo e jornalista Carlos Santos, a cada dia mim convence mais que a patota que está à frente da Prefeitura de Mossoró, cujo técnico, supervisor, preparador físico, massagista, fisicultor, Cartola e gerente Gustavo Rosado, não são do ramo.

PALHAÇADA MUNICIPAL
O prefeito de fato Gustavo Rosado (aprendiz reprovado de Carlos Augusto Rosado), resolveu transformar a Prefeitura de Mossoró em uma universidade de sonhos e de faz de conta.
Resultado, não sabem os doutores acadêmicos de Gustavo, diferenciar alho de bugalho. Primeiro confundem crescimento econômico com desenvolvimento econômico. Agora, é muito mais crítico, os doutores acadêmicos não sabem diferenciar privatização de terceirização. É mole! Ou quer mais Thurbay?

PALHAÇA MUNICIPAL
Está na hora da prefeita de direito, Fátima Rosado, bater na mesa e assumir o comando da prefeitura, pois caso contrário pagará no futuro um preço bem alto pela omissão. O povo de Mossoró, delegou a Fátima Rosado à tarefa de administrar Mossoró na busca de dias melhores e sonhando que realmente um dia Mossoró entre na trilha do desenvolvimento.

PALHAÇADA MUNICIPAL
Os imortais acadêmicos de Gustavo Mossoró Rosado, ocuparam a mídia estatal nos últimos meses vendendo a privatização do evento Mossoró Cidade Junina, e no final fizeram um processo licitatório viciado de terceirização do evento.
E o pior, quem deu o resultado de quem iria ganhar (e ganhou) com bastante antecedência foi o jornalista Carlos Santos em seu blog.
Quando vi a postagem no blog de Carlos Santos, fiquei pasmo, boquiaberto, estupefado. Ou Carlos Santos tem uma bola de cristal ou ele é de fato, o assessor de imprensa da prefeitura e candidato há um dia se transformar em um verdadeiro agitador cultural.

PALHAÇADA MUNICIPAL
É bom que a patota cujo condomínio é a Prefeitura de Mossoró, entendam que:
Privatização é a aquisição ou incorporação de uma companhia, empresa ou evento público por uma empresa privada.
Terceirização é uma prática empresarial de contratar externamente, isto é, com outras empresas, produtos e serviços necessários no seu processo produtivo.

PALHAÇADA MUNICIPAL
Explicando melhor aos senhores leitores. Na privatização o Poder Público vende o controle sobre as ações da empresa privada, já na terceirização, o Poder Público contrata um serviço oferecido por uma empresa que atua em determinado ramo, com o objetivo de se responsabilizar por uma atividade ou serviço.

PALHAÇADA MUNICIPAL
O leitor poderia perguntar! O que seria melhor para Mossoró. Privatizar ou terceirizar o evento Mossoró Cidade Junina?
Privatizando, a prefeitura venderia o evento, de acordo com a licitação o preço mínimo seria de 2,4 milhões, podendo chegar a muito mais. Neste caso, a prefeitura iria contar com esse dinheiro e mais o incremento do meio circulante e a geração temporária de emprego e renda. Com o dinheiro da privatização, a prefeitura poderia investir em obras sociais, na revitalização do nosso poluído rio que corta o centro da cidade e ainda pagar aos professores o piso salarial nacional, sem tirar um centavo dos cofres da prefeitura.
Terceirizando, a prefeitura vai financiar todo o evento, no caso 2,4 milhões, mais aditivo e o pagamento a empresa que vai administrar o evento, no caso a empresa A-Sim de Recife. Assim, a prefeitura não vai ter dinheiro, fora do seu orçamento, para investir em obrar sociais, revitalizar o nosso rio e muito menos pagar o piso salarial nacional dos nossos professores.

PALHAÇADA MUNICIPAL
Eu particularmente, optaria pela privatização. Pois um governo ou Poder Público pode optar pela privatização por muitas razões. Entretanto entendo, que os dois objetivos principais são: reduzir o tamanho do setor público para incentivar uma maior eficiência econômica e aumentar a receita do Estado, no caso da Prefeitura de Mossoró.

CRISE AMERICANA
A crise americana surgida nos Estados Unidos e que se espalha mundo a fora deve levar a uma deterioração das contas públicas, tanto em termos do resultado primário como o da composição da nova despesa. A primeira vitima no novo cenário será o superávit primário, que deve ficar baixo da meta de 3.8% do PIB. Em conseqüência disso, outro indicador a ser afetado será a relação entre divida pública e o PIB.
Superávit primário é o valor que o governo gasta menos do que arrecada, excluído do calculo a divida pública.

CRISE AMERICANA
No cenário atual da crise mundial, são importantes as medidas anunciadas pelo governo para garantir o crescimento do PIB, como a flexibilização dos depósitos compulsórios, a redução de impostos na indústria automobilística e o aumento dos depósitos compulsórios e dos investimentos públicos. No entanto, tais providencias são insuficientes, pois esbarram em problemas pontuais e estruturas não resolvidas.

CRISE AMERICANA
A eclosão da crise externa implicará numa rápida e expressiva reversão do comportamento de várias variáveis que haviam produzido efeito positivo na economia brasileira nos anos de bonança (2003/2008). No momento o principal efeito da crise sobre o Brasil é a escassez de divisas, e que decorrem da virtual paralisação de entrada de capitais externos, a se agravar com a forte redução das exportações.

CRISE AMERICANA
Em fevereiro, pelo quinto mês consecutivo, as demissões superaram as contratações na indústria paulista. Levantamento divulgado na última quinta feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que as empresas do setor fecharam 43 mil postos de trabalho no mês de fevereiro, o que representou queda de 2.09% no nível de emprego em relação a janeiro, segundo dados com ajuste sazonal. Foi o pior resultado para o mês de fevereiro na série histórica da Fiesp, iniciada em Julho de 1994.
Desde outubro quando os efeitos da crise mundial sobre a indústria se agravaram, as empresas paulistas já fecharam 236,5 mil vagas – o que corresponde ao corte de 8.5% no total de 2.350 milhões de postos de trabalho que existiam no setor até setembro.

FIDEL
O estadista cubano Fidel Castro, afirmou que a crise do capitalismo desenvolvido é incurável. Segundo o ex-presidente cubano, o avanço da crise traz maravilhosas contradições do capitalismo desenvolvido em meio à incurável crise. Fidel citou, entre outros, relatórios da queda econômica da América Latina, de planos para maior utilização do etanol como combustível nos Estados Unidos para reduzir importações petroleiras e o aumento do narcotráfico na região Latino-americana. Fidel voltou a afirmar que o momento de caos, certamente vai piorar.

0 comentários: