VOCÊ TEM CERTEZA DE QUE É MESMO BOM DE COPO?

terça-feira, 14 de abril de 2009


Beber vinho como manda o figurinho não é mera questão de etiqueta. Há sempre uma razão prática: extrair da bebida o máximo de sabor - e de prazer. Nunca encha o copo ao servir o vinho branco. Se encher, vai acabar bebendo vinho morno. Se escolher vinho suave para acompanhar prato condimentado, não sentirá o paladar da bebida.

O vinho tinto deve ser servido em temperatura ambiente. Se o dia estiver muito quente - o que é comum no Brasil tropical - , abra a garrafa e coloque-a na geladeira por 10 minutos, só para resfriar. O que não se deve fazer é colocar gelo no vinho. Alterar o sabor.

O vinho tinto encorpado acompanha bem os assados e carnes de caça. Para aves, queijos, massas, tortas e folhados, recomenda-se o vinho tinto leve.

Os vinhos brancos e rosês devem ser servidos gelados. Acompanham peixes, moluscos, crustáceos e aves. Para ostras, o ideal é o branco seco. Para frutas, o branco meio doce. O vinho doce - ideal para servir após as refeições - não de ser gelado. E, para depois do café, um cálice de Porto ou Xadrez.
Fonte: Almanaque Globo Rural

0 comentários: