É uma associação de empresas, que pode ser definida ou não, com fins lucrativos, para explorar determinados negócios, sem que percam sua personalidade jurídica. A expressão joint-venture, significa "união de risco". Um modelo típico de joint-venture seria a transação entre o proprietário de um terreno de excelente localização e uma empresa do ramo de turismo, interessada em levantar um complexo turístico naquela área.
Atualmente o modelo mais comum de joint-venture, é aquele em que um fabricante de um determinado produto se associa a uma empresa de outro país, com o objetivo de explorar o mercado externo.
Várias empresas brasileiras investem nesse tipo de mercado, como por exemplo, podemos citar a Autolatina, uma união das empresas automobilísticas Volkswagen e Ford, em que ambas mantiveram suas identidades e marcas, que vigorou até 1996.
Outro exemplo é o Globosat, programadora de canais do Brasil, que através de joint-venture, trouxe para o Brasil canais como o Universal Channel, Rede Tele Cine, canais adultos dentre outros. Também podemos citar, entre vários exemplos, a prestadora de telefone móvel Vivo, fruto de uma joint-venture entre a Portugal Telecon e a espanhola Telefonica Móviles.
Alguns países facilitam a entrada no país de companhias que formem joint-venture com empresas nacionais do mesmo ramo, facilitando a transferência de tecnologia. No caso da China, se algum empreendedor quizer se estabelecer naquele país sem se associar a uma empresa local, enfrentará barreiras praticamente intransponíveis.
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