O QUE É ECONOMIA DO TURISMO?

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


Carlos Escóssia
Para alguns especialistas, turismo são as viagens com distância superior a 80 km do local de residência. Outros especialistas, ao definir turismo, exigem que os viajantes permaneçam por mais de um dia nos locais visitados. Algumas definições, mais tradicionais incluem somente viagens de férias e de outras motivações, tais como: de eventos, de esporte, de religião, de estudos, de compras, de visitas etc.
Para Mathienson e Wall, o turismo pode ser considerado, de forma ampla, como: o movimento temporário de pessoas para locais de destinos externos aos seus lugares de trabalho e moradia; as atividades exercidas durante a permanência desses viajantes nos locais de destino; as facilidades criadas para prover suas necessidades.
Atualmente, as viagens turísticas ocupam lugar de destaque nas relações sociais, política e principalmente econômicas da sociedade. Podem manifestar-se de forma distinta quanto às motivações, aos meios de transportes, aos períodos de duração, aos meios de hospedagem, aos tamanhos dos grupos a as categorias de viagens. O turismo, sendo caracterizado por um tipo de serviço à disposição dos homens da sociedade industrial, passou a integrar a vida de todas as nações e a contribuir de maneira significante em todos os setores, tornando-se imprescindível para as atividades econômicas. Sabemos que os principais agentes econômicos são os consumidores e as empresas. Os consumidores são responsáveis pelo consumo, objetivando a maximização de suas satisfações, e as empresas, pela produção dos diversos bens e serviços existentes na economia, procurando atingir o máximo dos seus lucros. Das inúmeras necessidades dos consumidores e das diversas alternativas de produção das empresas, podemos destacar um tipo específico de bem ou serviço econômico que pode ser considerado útil para os indivíduos, pois possui a qualidade de satisfazer algumas de suas necessidades de lazer, que são os bens e serviços turísticos ou produtos turísticos, que é o conjunto de bens e serviços relacionados a toda e qualquer atividade de turismo. Especificamente o produto turístico pode ser definido como um produto composto, formado pelos seguintes componentes: transporte, alimentação, acomodação e entretenimento.
A análise microeconômica do turismo tem como objetivo principal estudar o comportamento dos consumidores turista, que sujeitos restrições orçamentárias, procuram maximizar as satisfações ou utilidades, derivadas do consumo dos produtos turísticos; das empresas, que sujeitas às limitações dos seus processos produtivos, procuram elevar ao máximo seus lucros; dos mercados turísticos, onde se encontram os consumidores turistas e as empresas produtoras dos bens e serviços do turismo.
A demanda turística pose ser definida como a quantidade de bens e serviços turísticos que os indivíduos desejam e são capazes de consumir a um dado preço, em um determinado período de tempo. Daí, que o principal agente econômico responsável pela demanda turística, é o consumidor de produtos turísticos, ou simplesmente como é denominado o turista. Os principais fatores que influenciam a demanda turística são: preço dos produtos turísticos; preço dos outros bens e serviços; nível de renda dos turistas e gastos dos turistas.
A oferta turística pode ser entendida como o conjunto de atrações naturais e artificiais de uma região, assim como de todos os produtos turísticos à disposição dos consumidores para satisfação de suas necessidades, sendo classificadas em três categorias: 1º atrativo turístico entendido como o objeto ou acontecimento de interesse turístico que motiva o deslocamento de grupos humanos para conhecê-los, podemos citar entre os principais: recursos naturais, recursos histórico-culturais, realizações técnicas e científicas contemporâneos e os acontecimentos programados (congressos, feiras, exposições etc.); 2º equipamentos e serviços turísticos chamados de “superestruturas”, pois inclui o conjunto de edificações, instalações indispensáveis ao desenvolvimento da atividade turística, constituído pelos meios de hospedagem, serviços de alimentação, entretenimento e outros equipamentos e serviços turístico, tais como: agenciamento, informações, locadores de imóveis e veículos, casa de câmbio, locais de convenções e exposições, comércio turístico etc.; 3º infra-estrutura de apoio turístico, composta de todas as construções subterrânea e de superfície que proporciona o desenvolvimento da atividade turística, tais como: comunicação, transporte, serviços públicos. Dentre os principais instrumentos de infra-estrutura de apoio turísticos podemos destacar: as informações básicas do município, os sistemas de transporte, comunicação e segurança e os equipamentos médico-hospitalar.
Diante do exposto e como forma de contribuir para o esclarecimento e o debate sobre o tema, gostaria de alertar aos senhores gestores municipais, que o conhecimento dos agregados turísticos é muito importante no planejamento do turismo, pois uma cidade interessada no desenvolvimento do setor turístico deve começar a relacionar todos os recursos que podem ser utilizados, identificando-os, classificando-os e procedendo a uma avaliação real dos mesmos, como parte de um plano de desenvolvimento, considerando que todo e qualquer investimento no turismo deve demonstrar e justificar antecipadamente sua contribuição para a economia local e a preservação do meio ambiente.

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