O QUE É BOLSA DE VALORES?

terça-feira, 27 de janeiro de 2009


Carlos Escóssia
A origem do mercado de ações é bastante remota. Alguns historiadores a localizam nos empórios dos gregos, outros nos collegium mecatorum dos romanos. Não há uma definição histórica clara sobre isso. O certo é que elas surgiram em épocas longínquas, com atribuições que não as veiculam especialmente a valores mobiliários.
Durante a Idade Média e até o século XVII, as operações das bolsas resumiram-se na compra e venda de moedas, letras de câmbio e metal precioso. Os negócios, até então, eram limitados pelas dificuldades de comunicação, pela escassez de capitais e pela ausência de créditos, ao contrário do que ocorre hoje, quando a globalização, do ponto de vista financeiro, está definida pela espetacular expansão dos fluxos financeiros internacionais e pela revolução fundada na microeletrônica, na informática e na telecomunicação.
A palavra Bolsa, no seu sentido comercial e financeiro, surgiu em Bruges, cidade da Bélgica, onde se realizavam assembléias de comerciantes na casa de um senhor chamado Van Burse, em cuja fachada havia um escudo com três bolsas, brasão de armas do proprietário.
Os investimentos no mercado de ações são bem mais complexos do que os investimentos feitos em renda fixa, que tem seus rendimentos (juros) mês a mês, como a poupança e o CDB. Para os que não lidam diretamente com o assunto, apresentamos algumas dicas que com certeza contribuirão, mesmo que de forma superficial, para o entendimento do funcionamento do mercado de ações.
O que é Bolsa de Valores? É uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada por corretores, que mantém local apropriado para negócios com ações. As bolsas de valores são importantes na economia de mercado por permitirem a canalização rápida das poupanças para sua transformação em investimentos. As mais importantes bolsas de valores do mundo são as de Nova York, Londres, Paris e Tóquio.
O que é uma corretora? É uma instituição estatal ou privada, ligada a um banco independente, que faz a intermediação na compra e venda de ações e que pode participar do pregão.
O que é Pregão? Anúncio em voz alta feito nas bolsas de valores, pelos corretores, dos preços e condições de compra ou venda de ações. O termo se aplica, por extensão, ao local da bolsa onde se realizam essa atividade e se concretizam os negócios.
Para que serve a Bolsa? Centraliza as operações de compra e venda de ações, agiliza a troca de informações sobre os preços, faz a liquidação de contratos.
O que é Ação? Documento que indica ser seu possuidor o proprietário de certa fração de determinada empresa. Existem vários tipos de ações, cada uma definindo formas diversas de participação na propriedade e nos lucros da empresa. As principais são as ações ON (Ordinária Nominativa, que dá direito a voto nas assembléias de acionistas), PN (Preferencial Nominativa, que tem prioridade no recebimento de dividendos), OP (Ordinária ao Portador) e PP (Preferencial ao Portador).
O que é Dividendo? É a parcela dos lucros de uma empresa que são distribuídas aos acionistas em dinheiro.
As ações de um investidor podem subir se o índice cair? Podem sim, pois a evolução de um índice é o reflexo da média de um conjunto de ações.
Como se compram ações na Bolsa de Valores? Assim como se procura o engenheiro para construir uma casa, o economista para elaborar um projeto e o advogado para defender uma causa, deve-se procurar um especialista no assunto quando se deseja comprar ações. Esse especialista é o corretor de valores. Quem tem de 100 mil para cima pode procurar uma corretora ou um banco para formar uma própria carteira.
Quando comprar e vender ações? Logicamente comprar na baixa e vender na alta é o melhor negócio do mundo. Difícil é saber qual o momento da maior baixa e da maior alta. Para isso existem profissionais do mercado e administradores de fundos. Em situações como a atual, de forte turbulência, o conselho para pequenos e médios investidores é que fiquem de fora, só olhando.
Quem compra ações corre risco? O objetivo principal do investidor é maximizar seus ganhos. No entanto, é preciso considerar que qualquer investimento implica sempre certa margem de risco: risco de não reaver o capital empregado ou não se obter o rendimento esperando. E, assim como a liquidez, o risco deve ser remunerado, isto é, aquele que corre mais risco deve exigir uma remuneração maior para o seu capital. Costuma-se dizer que o investidor pode correr três tipos de risco: risco do negocio, risco financeiro e risco de mercado.
Que é um IPO? É uma operação que permite que uma empresa abra seu capital, ou seja, emita pela primeira vez ações que passam a ser negociadas na bolsa. IPO (sigla em inglês para “oferta inicial de ações”) é um mercado interessante para quem está procurando investir em ações de segunda linha. Quando uma empresa decide abrir seu capital ao público, é porque precisa levantar dinheiro no mercado, então chama os bancos de investimento para realizar a operação.
O que são ações blue chips?
São ações percebidas com as de maior liquidez. Em geral, essas ações são negociadas a um preço mais alto. O termo blue chips tem origem nos cassinos norte-americanos, onde são distribuídas várias fichas aos jogadores, e as fichas (chips) de cor azul (blue) são os mais valiosos. As ações consideradas blue chips tendem a ser papéis de grandes empresas e refletem o sucesso dessas empresas em seus mercados.
O que são ações cíclicas? São ações de empresa que fabricam produtos que apresentam ciclo de preços, tais como: siderúrgicas, papel e celulose, petroquímica etc.
Quais as principais ações blue chips no Brasil? No caso do Brasil, podem citar: Telebrás, Petrobrás, Vale do Rio Doce, Eletrobrás, Usiminas, Telesp operac etc..

0 comentários: